quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Perguntas e Respostas (Quiz)
1. Defina Meio Ambiente.
Resposta: Significa tudo que vai ao redor. São os conjuntos dos elementos físico-químicos, ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual ou socialmente, num processo de interação que atenda ao desenvolvimento das atividades humanas, à preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno, dentro de padrões de qualidades definidos.
2. O que é sustentabilidade, e o que são boas práticas de sustentabilidade?
Resposta: A sustentabilidade é entendida como princípios e diretrizes que contribuem para conquista de um modelo de vida em sociedade mais justo e equilibrado do homem com o seu meio. As boas práticas de sustentabilidade são ações e realizações que trazem resultados positivos para o praticante e seu entorno, nos aspectos: ambiental, social e econômico. Uma boa prática quando replicada (mesmo que adaptada) proporciona resultados semelhantes aos seus adotantes. Por isto, a importância do seu compartilhamento e replicabilidade.
3. A partir da Constituição Federal de 1946, estabelece-se no Brasil o instituto da função social da propriedade. Em que consiste tal instituto?
Resposta: Significa dizer que apesar do reconhecimento da propriedade privada, o proprietário estará sujeito à legislação ambiental e será responsabilizado caso a descumpra. Ainda, o interesse coletivo se sobrepõe ao individual, segundo a Constituição.
4. No Brasil, qual o órgão responsável pela implantação, acompanhamento, monitoração e fiscalização da Política Ambiental?
Resposta: Sistema Nacional do Meio Ambiente.
5. Em que consiste o Estudo de Impacto Ambiental?
Resposta: Trata-se de uma análise minuciosa e prévia da região a ser afetada por um determinado empreendimento. Nesse estudo, é preciso levar em consideração os aspectos abióticos, bióticos, antrópicos e socioeconômicos da área diagnosticada.
6. O que difere as Unidades de Conservação (UC) de uso direto e indireto?
Resposta: Nas primeiras, há consumo, comercial ou não, dos recursos naturais.
7. Por que a Educação Ambiental foi introduzida no sistema público de ensino como uma área de conhecimento transversal a todas as disciplinas?
Resposta: Porque a Educação Ambiental não pode ficar restrita a uma única matéria, uma vez que o meio ambiente, sendo um meio natural e sócio histórico, afeta a todos independente de barreiras físicas ou sociais.
8. O que significa dizer que a Educação Ambiental é também uma educação política?
Resposta: Significa dizer que a Educação Ambiental aborda questões relativas à coletividade, ou seja, questões políticas. Assim, a Educação Ambiental nos permite conhecer e tomar posições frente a demandas políticas concernentes à sustentabilidade da coletividade.
9. O que significa ser um CONSUMIDOR VERDE?
Resposta: Chama-se de consumidor verde aquele consumidor que ao atender suas necessidades, através do consumo, o faz levando em consideração a origem da matéria prima, o processo produtivo, e as possibilidades de reciclagem ou reutilização da embalagem, após o consumo. Este tipo de consumo se opõe ao consumo típico de uma sociedade de massas, cuja economia baseia-se no consumo ilimitado; no acúmulo de bens e na desregulamentação dos mercados (ZENONE, 2006, p.166).
10. O que é um ECOPRODUTO?
Resposta: São chamados de eco produtos aqueles que ao longo de todo o seu ciclo de vida incorporam a preocupação com os impactos que podem causar ao meio ambiente, entendido nas suas dimensões físicas, bióticas e antrópicas. As etapas que integram o ciclo de vida de um produto são as seguintes: extração da matéria-prima; fabricação; distribuição para o mercado revendedor; uso pelo consumidor e disposição final. Para a avaliação do impacto de um produto os cientistas estabeleceram um diagnóstico do mesmo que consideram as cinco etapas acima referidas (Revista Vida Simples).
11. O que é a PEGADA ECOLOGICA?
Resposta: Trata-se de uma metodologia interessante que foi desenvolvida por economistas norte americanos para medir a magnitude do “rastro” deixado por nós no meio em que vivemos. Vamos esclarecer melhor o significado desta ideia. A ideia foi dos cientistas William Rees e Mathis Wackernagel que, no início dos anos 1990, desenvolveram uma forma de estimar as marcas deixadas pelas sociedades humanas no meio em que vivem, objetivando mostrar que estes rastros têm se tornado cada vez maiores e perigosos para a sobrevivência nossa e das demais espécies vivas.
Turma M4. Alunos: Caio Cesar, Caio Gomes, Dario, Ezdraz e Michele.
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