quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LIXO



Lixo é considerado todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, e encontrado nas grandes cidades. Uma vez que os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas e consumistas, e a falta de preparação dos munícipios e dos órgãos responsáveis, provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.
  Hoje em dia, podemos subdividir os locais de armazenamento de lixo na capital de Salvador, em duas partes muito utilizadas, uma são os famosos lixões. Essa prática é limitada a coleta de lixo nos diversos cantos da cidade, sendo este depositado em um terreno já definido anteriormente e deixado a céu aberto. Sendo que este, poucas vezes é submetido a práticas de seleção, limpeza, ou reciclagem, ocasionando mau cheiro, proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças e poluição do ar. Outro método bastante utilizado é o aterro sanitário, na qual o lixo é inserido abaixo do solo, entretanto quando é indevidamente tratado e administrado poderá ocasionar na contaminação dos solos ou até mesmo ser responsável pela contaminação de lenções freáticos.
  Além desses problemas já citados que o lixo pode ocasionar, é importante ressaltar que ele também gera:
• Deslizamento de encostas: quesito comum nos municípios, pois o solo enfraquecido acaba cedendo, principalmente em dias de chuva.
• Assoreamento de mananciais: os mares e os rios são constantemente submetidos a um grande depósito de sedimentos, resultando na mudança de seus percursos e atingindo diretamente a sociedade e a natureza.
• Contato com a Fauna e Flora: o lixo modifica drasticamente as condições ambientais, uma vez que, os mesmos liberam gases geradores do efeito estufa, que modificam por completo o clima e afeta não só os a fauna e flora, mas   também todo o planeta e nós que nele residimos.
  Para solucionar estes graves problemas que enfrentamos atualmente, algumas medidas necessitam serem tomadas:
• Reciclagem: processo pouco utilizado nas cidades, mas de grande valia, já que esta consiste na separação do lixo coletado de acordo com suas características específicas, direcionando-o para um tratamento adequado e para o seu reaproveitamento e retorno ao meio de consumo.
• Intensificação da coleta: é de fundamental importância que os órgãos responsáveis pela coleta do lixo nas casas e residências não permitam que o mesmo se acumule em diversos pontos das cidades. Evitando desta maneira a situação da imagem acima.
• Incentivos fiscais e empresariais: incentivos para que empresas comercializem produtos com menos embalagens.
• Aterro sanitário: a utilização do aterro sanitário com as devidas análises dos solos, como precaução de uma possível contaminação.
  E por último, mas não menos importante, é de extrema importância a conscientização humana, uma vez que é o homem responsável pelo meio no qual habita. Fora isso, é necessário também que o governo realmente busque soluções efetivas para o combate deste problema, não só ambiental, mas também social. Para que assim, nessa conjectura se gere uma melhor condição para todos os seres residentes no planeta e aplicando simultaneamente este desenvolvimento sustentável para as sociedades modernas.

Turma- SP-V1-EC  UNIFACS 2013

6 comentários:

  1. Se você compra um produto e ele produz lixo o lixo é de tua posse, tenhamos consciência disso e não sujemos o patrimônio público para uma melhor utilização de recursos futuros e uma harmonia social haja!

    Álisson Bonsuet.

    ResponderExcluir
  2. se você consome um produto e depois produz lixo com esse produto,todos nos temos que ter consciência dos atos e atitudes que fazemos para não prejudicarmos o nosso maior bem que é o planeta terra e o meio ambiente

    ResponderExcluir
  3. Bem que aqui em Salvador poderia entrar em vigor a Lei que multa toda e qualquer pessoa que jogassem lixo nas ruas, assim como na Cidade do Rio de Janeiro essa Lei já está em vigor, a mesma existe aqui e não é cumprida.

    ResponderExcluir
  4. É comum produzir após o consumo de um determinado produto lixo .
    Atualmente estamos numa nova Era, a Era da reciclagem, que é a melhor maneira para dar destino ao lixo. E assim ajudaremos o planeta com a forte degradação que vem sofrendo devido ao aumento da população que é uma das principais causas de degradação do meio ambiente.
    MARCELA SANTOS COSTA-GESTÃO COMERCIAL --2º SEMESTRE TORRE NORTE 5ª À NOITE

    ResponderExcluir
  5. A problemática do lixo vai além do consumo excessivo, a falta de educação e responsabilidade sócio-ambiental afeta severamente, piorando o estado de degradação ambiental. Para completar as leis infelizmente não são cumpridas por falta de fiscalizações que poderiam inibir as pessoas a praticar o ato de jogar o lixo em locais inadequados. LUCIANE FERREIRA DOS SANTOS - 2° SEMESTRE -TORRE NORTE- QUINTA A NOITE.

    ResponderExcluir
  6. Essa pratica normalmente do acumulo de lixo em lugares não adequado e de países sub-desenvolvidos, que pratica do consumismo maior, e bem desenfreada,ressaltando que nives de conhecimento e cultura sócio econômica são bem desniveladas, com lixos é jogado em qualquer lugar sem minimo de bom censo.

    ResponderExcluir