quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DRENAGEM E FALTA DE PLANEJAMENTO



A imagem acima evidencia problemas causados pela chuva em Salvador. Tendo em vista a ocupação desordenada do solo e a péssima drenagem, a cidade sofre em épocas de chuva. Essa foto mostra a Avenida Paralela, uma das principais avenidas da cidade, totalmente inundada e engarrafada por causa da chuva da ultima quinta-feira, dia dez de outubro.  
          A drenagem pluvial de uma cidade do tamanho de Salvador necessita que uma série de medidas construtivas sejam efetivadas para minimizar impactos negativos que a chuva causa. Tendo em vista todos os desastres recentes causados pela chuva, percebe-se que não ocorreu um planejamento da ocupação do solo e principalmente um projeto de drenagem que acompanhasse o desenvolvimento da cidade. Ao contrario do que deveria ser feito, a população ocupou de forma intensa e imprudente muitas encostas, causando, portanto muitos deslizamentos e transtornos em época de chuva. Juntando todos esses aspectos ao entupimento de bueiros por causa dos lixos jogados na rua, em épocas de chuva a cidade fica um caos. 
          Tendo em vista os prejuízos causados nessas inundações e deslizamentos, frequentemente podem-se ouvir políticos discursarem com relação à melhoria da drenagem da cidade, porém por ser uma obra de custo muito alto e de difícil execução, os primeiros passos devem ser dados pela própria população. Desde a revolução industrial, as metrópoles cresceram de forma desordenada e acabaram fechando os caminhos naturais da água e não ofereceram alternativas para que elas retornassem aos mares e rios, causando, portanto as inundações.
          Outra questão importante a ser observada é o prejuízo causado ao meio ambiente com essas ocupações desordenadas e alagamentos. Além do desmatamento descontrolado e poluição já causada pelas grandes metrópoles, o alagamento faz com que quando essa água seja drenada ela se misture a lixos e esgoto até serem jogadas nos mares ou rios, prejudicando os oceanos.


TURMA: SP-M1-EC

2 comentários:

  1. devemos ter conscientização dos efeitos provocados pela natureza, por isso devemos propor medidas para diminuir os prejuízos causados pelas chuvas, enchentes, desmoronamento
    entre as medidas : não jogar lixo nas ruas,não ocupar encostas e morros, conscientizar a sociedade dos efeitos causados pela chuva e outros fenômenos da natureza

    ResponderExcluir
  2. É triste a realidade de Salvador no quesito planejamento, pois a qualquer hora e em qualquer lugar passamos por engarrafamentos e trânsitos intensos, que ficam muito piores nos períodos de chuva, como podemos ver nas fotos.
    As enchentes pioram quando o grande volume de agua se encontra com o lixo jogando nas ruas, que entope os bueiros, impedindo a sua drenagem. Precisamos cuidar mais da nossa cidade!

    ResponderExcluir