O
mundo com o aquecimento global está cada vez mais preocupado com as questões
ambientais, ou pelo menos, fingindo uma preocupação por motivos econômicos,
como por exemplo, as empresas que buscam o selo verde somente para chamar
atenção do consumidor, que está realmente mais consciente e levando em conta os
atributos ambientais como um diferencial na escolha dos produtos.
E
nesse palco de produtos ecologicamente corretos, os Veículos Elétricos estão
como uma das maiores apostas para a mobilidade urbana com uma grande redução de
emissão de gases de efeito estufa. Esses carros “verdes” ao invés de um motor a
combustão, contém um motor elétrico que necessita de baterias recarregáveis o
que permite a não-emissão de CO2, o grande vilão do meio ambiente.
Nesse contexto de preocupação e jogo político-econômico, já que muitos países
dependem da importação do combustível fóssil, tem sido evidente o avanço do
interesse dos fabricantes, autoridades governamentais e usuários em potencial
para o emprego dessa tecnologia. Porém os grandes empresários e investidores no
petróleo, etanol, e em carros convencionais não estão a favor dessa nova
tecnologia, não permitindo a entrada destes no mercado brasileiro, além de não
haver incentivos fiscais por parte do governo, e os impostos tornam esses
carros muito caros e inviáveis economicamente.
Além
do custo elevado, há outros quesitos que ainda inviabilizam o uso desses
automóveis, como o tempo de recarga da bateria que é muito longo, no Brasil
ainda não há eletropostos suficientes para a recarga das baterias, e a
autonomia dos carros é em torno de 150 a 180 km no máximo, o que impossibilita
uma viagem. Porém eles são mais eficientes energeticamente, ou seja, o custo
por quilômetro é bem mais barato com o carro elétrico do que com a gasolina,
além da manutenção do elétrico ser bem mais barato. Outra vantagem é a
não-poluição sonora, já que os motores elétricos são silenciosos diferentemente
do motor à combustão.
Como
os carros elétricos ainda são uma utopia no Brasil há também uma alternativa:
os carros híbridos. Estes possuem um motor à combustão juntamente com um
elétrico, gerando assim um carro mais eficiente (maior kilometragem por litro e
autonomia) e reduzindo as emissões de CO2, fazendo o uso
de materiais mais leves, assim como os elétricos, para diminuir o peso do
veículo. Nos Estados Unidos há o incentivo do governo para que as montadoras
vendam carros com menor consumo de combustível (no mínimo de 11,7 km/l), pois
quanto mais vendas de veículos híbridos, mais carros de baixa eficiência
(luxuosos) que fazem 8,5 km/l podem vender.
Enfim
é necessário maior investimento na tecnologia dos carros elétricos, além da
infraestrutura de recarga dos veículos bem como incentivos fiscais por parte do
governo, já que como citado, um dos grandes problemas do consumo desse carro é
justamente a ausência dessa estrutura que possa suportar tal tecnologia
corretamente, portanto, a sua difusão está diretamente ligada aos incentivos
fiscais os quais vão fornecer as condições reais de uso por parte do
consumidor, uma vez que os veículos elétricos são certamente, uma solução
inteligente a qual agride muito menos o ambiente e diminui a dependência dos
combustíveis fósseis, de baixo custo de manutenção e operação, além de eficaz
energeticamente e ser tecnologicamente viável.
Referências
Artigo
Carta de Campinas -
Instituto Nacional de Eficiência Energética
Internet
Disponível
em:
<http://www.ticket.com.br/portal/ticketgestao/gestao-e-carreira/sustentabilidade/consumo/o-selo-verde-e-realmente-sustentavel-.htm>
Acesso em 13 de Outubro de 2013 às 13:22.
Disponível
em:
Disponível
em:
Disponível
em:
<http://www.camaleao.org/environment/qual-a-diferenca-entre-carros-eletricos-e-carros-hibridos/>
Acesso em 13 de Outubro de 2013 às 14:26.
Disponível
em:
Disponível
em:
<http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT322726-17579,00.html>
Acesso
em 18 de Outubro de 2013 às 14:05.
Disponível
em:
<http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=eletro-posto-abastecer-carros-eletricos-sp>
Acesso
em 18 de Outubro de 2013 às 14:12.
Disponível
em:
<http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/eletrobras/estudos/velloso1.pdf>
Acesso
em 18 de Outubro de 2013 às 16:37.
Disponível
em:
TURMA:SP-N-EE UNIFACS 2013
A tão sonhada implementação aqui no Brasil talvez não é utópico como relatado no texto, pois foi feito um acordo entre GDF e a Federação Internacional do Futebol (FiFA) destinados a fabricação de veículos elétricos, sendo mais clara os ônibus para COPA DE 2014. Quando se trata de "maquiar" a realidade do Brasil para outros Países, este consegue facilitar as coisas sem que haja barreira nenhuma para investimento ou algo assim, pois, é claro, há interesses por fora do que não é dito para nós. Se fosse falar do metrô de Salvador que há anos está ai parado em prol da sociedade, ficaria um vago na resposta.
ResponderExcluirÉ preciso darmos um voto de confiança em que podemos nos unir a fim de ter uma sociedade consciente de sua força como os que possuem as condições ideais de mobilizar para vermos uma comunidade mais presente nos debates acerca do nosso meio ambiente.
ResponderExcluirTemos antes de criar algo mesmo que venha a beneficiar ao meio ambiente fazer um planejamento para que todos tenha condições de usurfluir o bem criado e além disso concientizar os seus futuros usuario.
ResponderExcluirMarcelo Ferreira (Curso Gestão Comercial ) Aula 5 Torre Norte Noturno
toda a nação tem que se conscientizar para melhorar o meio ambiente, com um planejamento adequado que toda a população do mundo toda possa ter acesso e desfrutar desse bem.
ResponderExcluirSe fala muito sobre falta de incetivos e que isso tornaria caro demais a produção e venda de veículos, mas se pararmos para pensar os ganhos para natureza serão bem maiores e de proporção tamanha que acabará baixando os custos altíssimos que temos com a compra de veículos que agridem tanto a natureza.
ResponderExcluirOs veículos, inicialmente, eram movidos a vapor, a eletricidade ou a gasolina, com o desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos movidos a gasolina dominaram o mercado. Hoje o com o cartel dos postos de gasolina, onde gastamos tanto reabastecendo o carro, será que não economizaríamos mais e valeria a pena pensarmos em tornar real esta ideia de veículo elétrico?
Acredito que as vantagens que teremos com os carros elétricos podem ser bem maiores e com reflexo mais positivo do que estas problemáticas que estão colocando.
Cito abaixo vantagens que além da preservação do meio ambiente teremos com o carro elétrico;
Maior economia de dinheiro, pois gastamos muito com álcool ou gasolina
Silêncio ( sem barulhos de motores )
Se não zero , quase nenhuma emissão de poluentes.
Estas vantagens sem dúvida tornam o veículo elétrico a melhor opção para o bolso e para a natureza.
Marcos Alexandre - 617131043
Logística Noturno
UNIFACS