sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Resenha crítica do texto “O meio ambiente e a sustentabilidade”

Resenha crítica do texto “O meio ambiente e a sustentabilidade” disponível no site: http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/meio-ambiente-sustentabilidade/ Texto: As questões ambientais tomaram força nos últimos anos. As consequências da degradação do planeta presentes no dia a dia chamam nossa atenção proporcionando que esse tema seja abordado constantemente. Muitas são as propostas para reversão dessa situação alarmante e viabilização da sustentabilidade. O artigo lido traz a conscientização das pessoas como ponto principal para a conservação do meio ambiente. Combater a degradação do planeta através da educação ambiental e incentivo de práticas diárias por cada cidadão que gerem a sustentabilidade, propondo transformar em hábito o consumo responsável e consciente das reservas naturais. Sem dúvida nenhuma as pequenas ações sustentáveis embutidas na rotina de cada um geram uma minimização gradativa dos danos à natureza. É fato que a adoção de atitudes que promovam a diminuição do desperdício e poluição começando de casa, depois irão se perpetuar naturalmente em todo lugar. Porém o texto em questão não aborda que é imprescindível uma vontade política dos nossos governantes a favor da sustentabilidade, proporcionado o progresso sem causar danos desnecessários ao meio ambiente. A criação de normas favoráveis à natureza não basta se as punições para crimes ecológicos não forem rigorosas. Da mesma forma que a conscientização da população incentivando práticas sustentáveis é insuficiente se não forem fornecidos meios para se colocar atitudes ecológicas importantes em prática. Do que vale o cidadão separar o lixo se na sua cidade a coleta não é seletiva? De que forma usar mais bicicletas como meio de transporte se não há ciclovias? Como pessoas menos favorecidas podem parar de jogar detritos nos rios se a rede de esgoto não é satisfatória? Chegamos à conclusão que o ponto de vista do texto é positivo, porém não é suficiente. É necessária a junção das forças tanto sociais quanto políticas para promover verdadeiramente a sustentabilidade. Só através do equilíbrio entre ações e conscientização será possível se promover o desenvolvimento sem comprometer ainda mais o meio ambiente. UNIFACS SPV2AR

5 comentários:

  1. É preciso nos unirmos com o intuito de fazermos diferença no meio de uma sociedade voltada para o consumismo sem se importar de forma consciente acerca de que os nossos recursos naturais não são ilimitados.

    ResponderExcluir
  2. Acho que para termos um mundo sustentável é preciso que essa mudança parta de cada cidadão,cada individuo,para termos uma sinergia nessa questão,contudo acho que é preciso muito mais dos governos,ou seja,os representantes da população,não basta apenas cobrar que as pessoas mudem seus hábitos de um dia para o outro,é preciso investir maçiçamente em educação e tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. É entendo que isso também é preciso essa mudança em cada um cidadão!!

    ResponderExcluir