quinta-feira, 31 de outubro de 2013

“Preserve a vida”





“Preserve a vida”, “Preserve o meio ambiente” são frases que costumamos ouvir diariamente nos meios de comunicações existentes hoje em dia. Porém são frases que nos remete a dúvidas quando nos debatemos com uma imagem como essa. É complicado de se acreditar em uma sociedade sustentável quando não se proporcionam estruturas mínimas de saneamento básico e de educação, que é o princípio de tudo. 
 É incrível a capacidade que o ser humano tem de se adaptar as condições mais inóspitas de sobrevivência e de ainda serem “felizes” com menos que o mínimo necessário para se sobreviver. Essa imagem é de um rio poluído na indonésia e foi tirada de um estudo sobre a crise nos rios do mundo (http://eco4u.wordpress.com/2010/09/30/estudo-aponta-crise-nos-rios-do-mundo/).
As causa da poluição dos rios do mundo, segundo o estudo, são principalmente pela instalação de represas em lugares errados e o aumento constante do uso de fertilizantes e agrotóxicos  em solos próximos a jazidas naturais de água doce. Segundo o estudo também as sociedades mais desenvolvidas, tentam amenizar o impacto desses fatores de agravamento, construindo estações de tratamento de água caríssimas ao invés de planejar e executar direito.
São imagens como essa que nos fazem refletir sobre as nossas atitudes. Quando é que você parou pra pensar na sua “fatia do bolo”, quando você se perguntou o que você faz para ajudar a resolver? E principalmente qual a sua contribuição pra que isso aconteça? Esta na no resto do cigarro que joga no chão, no copo plástico que usou para beber água e não achou lixo por perto. Acredito eu que esse problema só irá se resolver não quando todos somente resolverem ajudar a corrigir, mas sim quando todos repensarem suas atitudes, enxergarem  suas parcelas de contribuição e se educarem pra que isso não ocorra mais.
É muito fácil apontar os problemas do mundo, difícil é apontar os nossos problemas e ter atitude e iniciativa para nos corrigirmos.

TURMA: SP-N2-EC

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com o texto, acho que o que podemos fazer individualmente é muito, se verdadeiramente cada um fizer a sua parte o resultado com certeza será benéfico para o meio ambiente. Assim como estas imagens também é impensável pessoas não se preocuparem com o mínimo que é não jogar o lixo no chão, pois bem a menos de um mês, um colega de faculdade admitiu para a classe que ainda joga lixo na rua, no chão...como pode?! Não foi o caso desta pessoa, pois não de nenhuma desculpa, apenas afirmou, mas a desculpa de muitos é a falta de estrutura pública, neste caso específico lixeiras, mas tenho plena certeza que o maior problema e o causador de muitos outros é a educação e a falta dela! Sinceramente é um absurdo, não jogo lixo no chão, meu marido também não joga e educamos nosso filho para não fazer. Mais educação por favor, o planeta agradece!
    Ticiana Luana Santesso Semeghini, 2°semestre Gestão Comercial, quinta noite, torre norte.

    ResponderExcluir
  2. preservar a vida para muitos é como um sonho, mas para quem sabe basta usar
    as ferramentas adequadas e por em pratica porque a vida é uma só e só se vive uma vez por isso preservar a vida é ajudar o planeta se desenvolver para que possamos viver melhor.

    viver

    ResponderExcluir
  3. Realmente a imagem é impactante. A forma como o capitalismo age é realmente preocupante. Além de nos fazer "sermos o que temos", ocasiona neste sério problema que é o descarte dos materiais. Isto é uma situação delicada demais cuja solução envolve não só a reeducação das pessoas, como também programa de medidas em escala global a fim de reduzir este impacto aproximando-o a zero. Cabe a cada um de nós termos consciência e nossos governantes e grandes empresários intensificar programas, como a separação de cada tipo de material que irá para o lixo, assim como criar outras campanhas de modo a incitar as pessoas e outras empresas a terem uma maior preocupação com esta situação.

    ResponderExcluir
  4. É assustadoramente impressionante a dimensão que o problema se tornou agravante" difícil de acreditar que chegou a esse ponto, acho que o ser humano nunca pensou que chegaria a "nadar no lixo". Com cada um fazendo o seu papel e a sua parte para que as coisas mudem acredito que pode sim melhorar, afinal nunca é tarde para tomar uma iniciativa que só leva a benefícios.

    ResponderExcluir
  5. As frases feitas sobre preservação do meio ambiente publicadas diariamente nos meios de comunicação é o reflexos da hipocrisia desacerbada.
    Falta a prática, a atitude, o "C.H.A.R." do meio ambiente. Conhecemos o que deve ser feito para preservar os recursos disponíveis, Sabemos fazer, falta a Atitude de fazer e a Responsabilidade agregada.

    ResponderExcluir