sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Turma: SPM3AR
Análise crítica sobre o artigo:
Concursos de projeto sob a ótica da sustentabilidade
Sustentabilidade na arquitetura: difusão e contradição
A preocupação com a sustentabilidade tem estado presente em todas as formas de produção e consumo, principalmente nas áreas da indústria, engenharia civil, arquitetura e urbanismo. O que depende de ações e decisões em diversas escalas, desde as primeiras fases do projeto. Portanto, a construção civil tem um lado positivo e outro negativo; o negativo remete-se ao grande impacto ambiental causado pelo desmatamento e o grande número de resíduos produzidos, e o lado positivo refere-se a uma grande contribuição em termos de responsabilidade social e sustentável.
Uma das soluções para um ambiente sustentável e saudável remete-se a uma boa arquitetura e a economia de energia, causando um impacto muito menor sob o aquecimento global. Ainda acredita-se que o uso eficiente e adequado de materiais como concreto, metal e madeira, minimize o consumo de energia referente ao uso do ar-condicionado, por causa do conforto térmico interno e por utilizar-se da ventilação e iluminação natural do ambiente, o que reduz muito o consumo de energia do imóvel.
É importante lembrar que uma arquitetura sustentável não se remete apenas a arquitetura verde e ecológica, tem que ser levado em conta também todos os elementos do projeto. Que é exatamente do que o artigo: concursos de projeto sob a ótica da sustentabilidade, trata. Fazendo uma análise arquitetônica do ponto de vista de criação e da idealização do projeto.
Concursos de projeto
A investigação científica é um exercício fundamental que tem como principal característica entender e esclarecer como a arquitetura vem incorporando o conceito de sustentabilidade, podendo ajudar em novos projetos técnicos e pedagógicos para com a reflexão arquitetônica.
De modo que, concursos de projetos são postos a mesa como um inovador e importantíssimo acervo de debates, ideias, propostas e conceitos da arquitetura contemporânea e as principais potencialidades na intervenção no qual o ambiente foi construído.
Nos concursos e debates de projetos procuram-se os projetos que tenham os requisitos de arquitetura sustentável, com menor alteração da paisagem natural, preservação de espécies nativas, prevenção da poluição, redução de resíduos, utilização da energia elétrica e que busque padrões de segurança.
As soluções encontradas de arquitetura sustentável nem sempre são novidade, apenas são pouco utilizadas, pois se fala muito em sustentabilidade mais não se tem ações de sustentabilidade. A conclusão que tiramos é que devemos implantar em todos os projetos questões de conforto ambiental, iluminação natural, ventilação natural, eficiência energética, reutilização da água da chuva, preservação da paisagem natural, da fauna e flora local, assim abordando o quanto mais os temas ligados a sustentabilidade, com precisão e rigor necessário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário