terça-feira, 15 de outubro de 2013

É só uma latinha


“É só uma latinha”

Toda pessoa que joga algum tipo de lixo no chão nunca acha que o seu papel faz diferença. Resposta como “é só mais um” ou “uma só não faz diferença” são comuns quando questionados. Cada lata, garrafa, copo ou papel de bala descartados fora dos locais devidos termina em algum momento parando no oceano, berço de toda a vida. É do oceano que vem a água da chuva. Cerca de 100 milhões de toneladas de pescados são a principal fonte de proteína para 2 bilhões de pessoas no planeta. Se adicionarmos a esses números os animais que se alimentam de espécies marítimas, logo percebemos que a poluição dos oceanos atinge praticamente toda a cadeia alimentar. E que por extensão, termina no nosso prato.

Devemos criar consciência que cada ser gerador de lixo deve empenhar-se, não somente em reduzir mas também em limpar o que sua espécie sujou. E principalmente ajudar na educação das crianças, futuros guardiões do planeta, a importância de cada etapa do ciclo da vida, a importância de todo o ecossistema. Educação ambiental deve tornar-se matéria obrigatória em todos os níveis de ensino. Do fundamental ao superior. Pois somente a través da conscientização, De todos poderemos salvar nossos oceanos, salvar nossas vidas!

Truma SFG008-SP-M-DE

3 comentários:

  1. Uma latinha que demora milhões de anos para se decompor.
    A preservação ambiental depende de cada um de nós. Se você começar a agir agora mesmo, estará fazendo sua parte para preservar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Deveríamos usar o termo menos uma latinha, menos um papel jogado na rua, menos uma bituca de cigarro no chão.No dia em passarmos a pensar desta forma, então estaremos fazendo bem ao meio ambiente e a nós mesmos.
    Patricia Rocha - Logística 2013.2

    ResponderExcluir
  3. É com a conscientização de todos que iremos formar forças para a execução de um trabalho a ponto de equilibrar a geração desses resíduos e o controle e correta destinação do mesmo. E como citado acima é preciso desde já fazer com que as crianças desde o seu inicio na escola tenha o contato com estas atividades, desenvolvendo o pensamento consciente para o correto cuidado com a natureza, podendo isso se expandir de pai para filho.

    Jorge Lembrança Ramos Junior
    Logística, 2º Semestre - Noturno

    ResponderExcluir