I)
Historicamente a relação da sociedade com a
natureza foi mediada pela economia e pela
técnica que se desenvolveu através da própria economia.
II)
Nas épocas
remotas como no neolítico as relações
entre sociedade e meio ambiente se davam
quase que diretamente através do trabalho das mãos humanas que ao longo do
tempo foram se desenvolvendo.
III)
Enquanto o homem trabalha ele
estabelece relações com o meio ambiente e também com
seus semelhantes.
IV)
O conjunto de relações estabelecidas
pelo homem pode ser chamado somente de
relações técnicas. Ao longo da história a relação da sociedade com o meio
ambiente sempre permaneceu a mesma sem sofrer alterações durante os séculos.
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:
a) As
alternativas I e II são verdadeiras.
b) A alternativas
I, II e IV são verdadeiras.
c) As
alternativas III, IV e V são falsas.
d) As
alternativas II e III são verdadeiras.
e) Apenas
a alternativa II é verdadeira.
Resposta: Letra D.
Q. AULA 2
Existem várias formas de se poluir o ambiente. Assinale a
alternativa que aponta um dos principais e irreversíveis tipos e seu conceito,
respectivamente. a )Poluição biológica: refere-se ao dano causado em um certo ambiente por causa da introdução de espécies estranhas no meio indevido, causando o chamado desequilíbrio ecológico, podendo ocorrer a extinção de muitas espécies.
b) Poluição do ar: refere-se à má qualidade do ar dos ambientes internos que vivemos, sendo o desmatamento é um dos fatores que mais contribui para esse tipo de poluição.
c) Poluição do solo: ocorre com o lançamento de resíduos sólidos como, por exemplo, adubos.
(d) Poluição hídrica: Proveniente apenas do lançamento de esgotos domésticos ou industriais em águas, rios etc.
Resposta: Letra A.
Q. AULA 3
A “Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente
Humano” de 1972, sediada em Estocolmo – Suécia, foi um marco inicial de um
debate em escala mundial sobre as relações entre os direitos humanos e o meio
ambiente. Sobre essa conferência, podemos afirmar que:
a) Os
países industrializados do Norte e os não-industrializados do Sul foram
colocados como iguais nas discussões.
b)
Constatou-se
que as economias desenvolvidas vinham exportando tecnologias devastadoras ou predatórias
para as economias não desenvolvidas transferindo, portanto, um problema
intransferível não apenas do ponto de vista ambiental, mas também ético.
c)
Foram
estabelecidos direitos humanos que devem ser assegurados a todos, no entanto o
“consumo de água pura” e a “alimentação adequada” não foram aceitos como tais.
d)
O
relatório da ONU chamado de “Nosso Futuro Comum” (1987), que definiu o
desenvolvimento sustentável, foi elaborado antes da conferência e foi de
encontro a vários pontos decididos na mesma.
e)
NDA.
Resposta: Letra B.
Q.
AULA 4
I)
No Brasil existe o direito
ambiental que garante prevenção e reparação aos danos ambientais, além da
proteção e acesso a justiça para melhorar a condição de vida de hoje e de
amanhã.
II)
As leis existem e permitem a
punição, no entanto cabe à sociedade civil agir como fiscalizadores dos
próprios recursos que são também necessários às gerações futuros. Introduzir à
nossa população a consciência ecológica e fazer com que a mesma saiba que o
meio ambiente pertence à ela é o maior desafio.
III)
Como o ambiente é essencial para
a boa qualidade de vida, um ato nocivo ao meio ambiente é um ato que lesa a
própria vida.
Quais das afirmações acima fazem
parte dos direitos e deveres para com o meio ambiente?
a)
Apenas a afirmativa I.
b)
Apenas a afirmativa II.
c)
As afirmativas II e III.
d)
As afirmativas I e II.
e)
Todas as afirmativas.
Resposta: Letra E.Segundo a resolução do CONAMA, os resíduos na construção civil estão classificados como:
a) Classe A, B, C e B.
b) Secos, úmidos e molhados.
c) Tóxicos, perigosos e poluentes.
d) Recicláveis, reutilizáveis e não poluentes.
Resposta: Letra A.
Q.
AULA 6
De acordo com a
Constituição Brasileira, de quem é a responsabilidade para com o meio ambiente?
a)
Da População.
b)
Do poder
público e da coletividade.
c)
Das organizações não governamentais.
d)
Dos órgãos governamentais.
e)
Das gerações mais jovens.
Resposta:
Letra B.
Q.
AULA 7
As buscas pela melhora da qualidade de vida e
por um modo de vida sustentável devem ser desenvolvidas por todos os segmentos
sociais. Quais são esses principais segmentos?
a)
Governos,
empresas e entidades ambientais.
b)
Entidades
ambientais e empresas.
c)
Governos
e entidades ambientais.
d)
Apenas
entidades ambientais.
e)
Apenas
os Governos.
Resposta: Letra A.
TURMA: SP-V1-EC
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