sábado, 21 de setembro de 2013
Artigo
O Brasil como pioneiro no estudo do biocombustível, que é menos poluente, vem desde 2010 acrescentando este combustível ao diesel comum (cerca de 5%) para tentar diminuir a emissão de CO2.
Deveria haver maior interesse por parte dos nossos governantes para extinguir o monopólio das multinacionais e substituir gradualmente o diesel comum pelo biocombustível. Com o passar do tempo este custo com a produção tende a cair e o interesse no biocombustível valerá o custo e o benefício para a população e planeta será grande.
Ainda falando sobre ações beneficentes ao meio ambiente não se pode deixar de comentar a reciclagem de latinhas de alumínio no qual o Brasil também é recordista (98,3%). O processo de reciclagem consome 5% a menos de energia em relação a confecção das mesmas.
O concreto ecológico, que também é citado no referido texto, é um tema que muito nos interessa (pois somos arquitetos em graduação), leva em sua composição o cimento ecológico feito com cinza de bagaço de cana de açúcar, cinza de casca de arroz e resíduos da indústria cerâmica.
A indústria do cimento é responsável por 5% a 7% das emissões mundiais dos gases do efeito estufa, com o cimento ecológico é feita uma redução de 20% a 40% com as alternativas supracitadas e a brita pode ser completamente substituída por materiais obtidos em demolição e por isopor que pode ser reaproveitado recebendo uma utilidade ao invés de ser jogado na natureza aumentando a poluição.
Com a leitura deste artigo pôde-se observar a importância na preservação do meio ambiente com medidas simples que podem ser acatadas e inseridas no nosso cotidiano para um futuro melhor.
Meio Ambiente e Sustentabilidade (SFG008 -SPC-V1-AR) MARIA DE FATIMA VARJAO DIAS
Equipe: Gisa Maria, Itamar Machado, Ronaldo Santos, Kleide, Welligton.
Texto extraído do blog www.praterraviver.blogspot.com criado pela escritora Ana Rocha que mantém o projeto Gotas de Iniciativa premiado pela ATUE (Associação dos Técnicos da Embasa), em 2012. Este projeto foi publicado no livro 1ª Seleta Traços e Compassos da Editora Pimenta Malagueta. Ana Rocha, mantém o grupo Gotas De Iniciativas no Face.
Pra Terra Viver
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom artigo, nos faz perceber que as medidas para se preservar o meio ambientes podem ser mais simples do que imaginamos.
ResponderExcluirReduzir a emissão de CO2 no planeta, é a principal meta dos governantes. E medidas como as que foram relatadas no artigo, ajudarão a reduzir a emissão deste gás na atmosfera.
ResponderExcluir